Home / Colunistas / Entrevista – Corrida de rua

Entrevista – Corrida de rua

Corrida é uma competição de velocidade ou resistência.

Os competidores tentam completar uma determinada tarefa no menor período de tempo. Envolve tradicionalmente percorrer alguma distância, mas pode se referir a qualquer tarefa em que o tempo/velocidade se apliquem.

Nela são utilizadas as seguintes capacidades físicas como velocidade, força, resistência, agilidade e equilíbrio.

A corrida mais importante é a maratona: realizada na distância oficial de 42,195 km, normalmente em ruas e estradas,é a única modalidade esportiva que originou-se de uma lenda,qdo o soldado de Atenas, Fidípides, um mensageiro do exército de Atenas, que teria corrido cerca de 40 km entre o campo de batalha de Maratona até Atenas para anunciar aos cidadãos da cidade a vitória dos exércitos atenienses contra os persas e morrido de exaustão após cumprir a missão.

Para realizar uma maratona ou passar por ela são necessários entre outras coisas o treino exaustivo,mas ela não é só isso,para contar-nos um pouco do que é praticar uma maratona eu convidei o corredor de rua Glacymar Rodrigues que além de participar de corridas desta magnitude tem outros projetos de vida e de trabalho.

Vou deixar que ele conte um pouco pra nós de tudo o que ele faz:

Pra começar ele escolheu esta música:

Está escrito,Grupo Revelação.

Composição: Xande De Pilares; Gilson Bernini; Carlinhos Madureira.

Como você ficou encantado com as corridas de rua?

Em primeiro lugar ,é  um prazer e honra estar, com você Patrícia e seus  amigos leitores,  falando do gosto, sei e faço, até porque  sempre acreditei na atividade esportiva como “ ferramenta “ indispensável,também  por perceber que nas ruas acabamos nos nivelando e tendo  acesso à todos e é claro cada um no seu ritmo. Sabemos que no final o passe médio de todos é FELICIDADE.  &nbsp ;                                                Quer encanto maior de que ver as pessoas nas pistas com suas passadas felizes e mágicas,na construção do ser humano melhor?

O que o levou a praticá-las?

Sou privilegiado, por ter nascido em uma pista de atletismo (literalmente ),enfim a pista sempre fora o meu quintal e meu parque de diversões, enfim vir para as Ruas seria e é mais uma diversão  e desafios na VIDA.                                                                                      &n bsp;                                                                               Mas foi o amigo parceiro Fabio Morales “Tche”   da Trainer Curitiba, que literalmente me apresentou as ruas de Curitiba                                                 & nbsp;                                                                                                                                              por ser velocista de origem até achei meio complicado desafiador correr 5 km, 10 km e etc.

Comecei na Trainer caminhando 5min, como sempre me mantive ativo percebi que seria capaz de encarar qualquer distância me divertindo, com uma preparação específica, foi o que fiz, com 3 meses já corria 10 km confortavelmente me divertindo, esta diversão começou em 2004 e 2005 e não parei mais e não tenho limites para distâncias seja 100 mts ou 158 km o que tenho é uma preparação elaborada.                                                    &nbsp ;                                                                                                            OPA OPA!! Cabe um alerta :pode gostar, mas tem que conhecer os seus limites, orientação profissional e consultar um Medico, se quer ter de verdade os benefícios da corrida e dos esportes. Nada de sair do nada desafiando seu corpo,comece com cautela para brincar sempre

Treinar para uma maratona exige uma dedicação extrema,qual é sua inspiração?

Sempre corri longas distâncias só pelo prazer de correr.                                                                             E foi em 2008 que decidi treinar para fazer a Maratona de Curitiba.                           &n bsp;                               Foram 16 semanas,fiz tudo certinho os treinos as orientações.                                                                Enfim muitas coisas me inspiram…mas  saber que, por eu fazer uma Maratona, muitos se desafiaram a treinar e  fazer também, porque querendo ou não v ocê acaba motivando quando se prepara seriamente e fala de suas atividades com prazer e alegria.                                                                                                                                        &nb sp;       

Para você existem horários melhores para seus treinos? Quais são eles?

Prefiro no período da manhã, não acredito ter um horário para atividades físicas, o melhor é escolher um horário cedo ou tarde  para sua rotina,  o mais importante é ter um tempo específico para sua atividade física no mínimo três vezes por semana  e no mínimo trinta e cinco minutos de atividade .

 O ideal é fazer sempre no mesmo horário desta forma terá muito mais benefícios com a rápida adaptação do organismo.                        É claro que com a temperatura mais amena (fresca) fica mais agradável praticar atividades físicas.

Além dos seus treinos o que você considera mais de importante para o sucesso de suas provas?

Estar sempre relaxado tranquilo,traduzindo: estar feliz alegre, desta forma não desperdiça energia à toa ,sabemos que quanto mais tensão, mais desperdiçamos força em vão .                                                                       O humor é parte fundamental em toda preparação.

Falando um pouco da música,o quanto ela é importante no seu treinamento diário e que motivação ela te oferece?

A música para mim funciona somente para relaxar, mas isso não significa que tenho que fazer minhas atividades ouvindo música, aliás muito pelo contrário ,não  ouço músicas em meus treinos ou provas, gosto de ouvir e sentir todas as falas musicais do meu corpo  ( respiração batimento cardíaco, som das pisadas, vento, etc.)

O teu carisma é algo marcante , motivar seus amigos a praticar seu esporte é empolgante de assistir,o que isso te traz?no que isso te faz feliz?

Eu sempre soube que “Motivação faz toda a diferença no resultado final”  e também sei que as pessoas adoram colecionarem desgraças , então prefiro ir na contra mão e sendo tão ou mais feliz e sem custo.

 Enfim rir e vibrar pelo próximo é uma manifestação de Amor incondicional, não me acho tão mercante ou carismático, na verdade,  nunca terei medo de amar aos que se achegam de mim e ser natural,gostar de gente e faz muito bem,infelizmente ainda veremos muitos buscando e afirmando que o “Ter “ vale mais que o SER …e não adianta saber que não funciona, tem que praticar o amor e pronto.

 

Sobre o trabalho que você realiza com as crianças, como começou?

 Não é trabalho com as crianças ( meus amigos mirins ), na verdade uma relação onde  eu as respeito e me relaciono com elas na linguagem da  criança o mais natural.

 

Enfim gosto de gente e criança nos ensina e sermos gente fina como  , e por  me relacionar com as crianças e adultos e também por acreditar que pelas vias dos esportes a Inclusão Social   acontece mais fácil, acabo abraçando causas do bem  e indo junto com meus amigos e sejam eles crianças ou não.

Qual o formato deste projeto e como ele é realizado?

Não diria um projeto de formato e regras. Regra básica : é união de pessoas dispostas a se doar, que seja tempo, participar, suprir uma carência de qualquer ordem, enfim sabemos que ao olharmos no próximo estamos nos vendo também.

Desta forma podemos olharmos em qualquer lugar a começar por nossas casas e depois sair e praticar o que sabe de amor e valores reais.

Quais os objetivos e os resultados?

Objetivos: chegar onde achava que não tinha acesso .

Resultados: pessoas felizes, fortalecidas na esperança e reformando Vidas.

Como você vê o atletismo no cenário esportivo brasileiro?

O Brasil é um Celeiro de talentos mas o resultado prático na formação de Campeões vira mais rápido e fácil com a união das inteligências a Espíritual,  a Educacional e a Espíritual.

E acima de tudo entender que o “Bom Humor ” diminui a distância entre as pessoas tem  que rir mais.

Terminando,qual a mensagem para aqueles que sonham conquistar o que você já conseguiu vencer?

 

Que cada um possa investir” pesado”  nas coisas criem bem estar e o faça sorrir saudavelmente.

E se você chegou até aqui! Analise o que leu, pratique o que for mudar sua vida e de seus…..e tenha certeza que terá história e vitórias muito maiores e melhores que as minhas para compartilhar e inspirar a humanidade.

Não sei o que vai com o que leu,mas por favor invista nas causas do bem.

É Hora do Show!…VEM…

Nascido para brilhar

e Você também!

Obrigado.

 

Forte Abraço

 

Glacymar Rodrigues.

 

Agradecimentos: ao amigo Samir César Sabadin, que foi através dele que eu conheci este ser humano incrível e muito,mas muito iluminado que tem a felicidade dentro de si vinte e quatro horas por dia.

Uma grande lição de vida a todos aqueles que precisam acreditar que o otimismo é a base diária de acreditar que a felicidade existe.

A você Glacymar meu enorme agradecimento,pela entrevista e pela enorme amizade que você me deu de presente,paz,amor,luz,felicidade,saúde e muito sucesso.

Fotos: são da Trainer Assessoria ,a Vivo Esporte foi contratada pela Trainer.

Deixe seu comentário

Comentar

Sobre Patrícia Deud

Leia também

Programação 2018

É com imensa satisfação que a Coluna Esportiva Pois É retorna para mais uma temporada …

One comment

  1. Show Patricia. E o fiz para todos que gostam e vivem o esporte e vida como nós. É claro que somente minhas ações certificam minhas palavras. Do contrario é mero discurso! Espero de coração inspirar seus leitores para que possam fazer obras e feitos infinitamente melhores e maiores que fiz e ainda farei. Ter sua generosidade e atenção me fez gigante tbm. Obrigado pelo carinho de sempre. Obrigado Forte abraço. É Hora do Show!… Vem…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.