TOPO

Cuidados com a dengue devem ser mantidos mesmo no frio

Cuidados com a dengue devem ser mantidos mesmo no frio
Crédito da(s) Foto(s) para: Carlos Poly/SMCS

As equipes do Departamento de Combate a Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde mantêm os trabalhos ativos de orientação e prevenção contra a dengue, Chikungunya e Zika durante o ano todo. As visitas às casas e a pontos estratégicos, como comércios e oficinas, são realizadas diariamente pelos profissionais. É percebido no entanto, que no frio as pessoas deixam de tomar alguns cuidados contra a proliferação do mosquito transmissor dessas doenças, o que não deveria acontecer.

De acordo com especialistas, o ovo de um mosquito pode durar 400 dias e quando se deparar com as situações ideais de desenvolvimento, como temperaturas mais quentes e umidade necessária, vai eclodir. “Mesmo no frio é preciso fazer o alerta para as pessoas. Geralmente quem cuida, cuida sempre, evitando de deixar água parada em áreas abertas. Temos monitorado algumas armadilhas para planejar melhor as ações de combate na cidade”, comenta o agente de combate a endemias, Adriano Orlei Silveira.

Três áreas da cidade atualmente estão com monitoramento por ovitrampas, uma armadilha que simula o ambiente perfeito para procriação do Aedes aegypti e do albopictus: Industrial, Califórnia e Vila Angélica. O artefato é composto de um vaso preenchido com água, com uma lâmina de madeira, que facilita com que a fêmea deposite os ovos. Em uma semana a palheta é trocada e o material enviado para análise a fim de identificar as regiões mais críticas da cidade, que possuem maior procriação do mosquito. A espécie Aedes albopictus é achada com mais frequência em Araucária.

Todo mês os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde fazem cerca de 4 mil visitas de orientação e acompanhamento na cidade. Para colaborar com a prevenção da dengue, evite deixar água acumular em garrafas, pneus ou outros recipientes que fiquem expostos ao ar livre. Coloque areia embaixo de vasos de plantas, mantenha sua caixa d’água fechada, remova folhas e galhos das calhas e tome outras medidas que julgue necessárias.

Meio da Página

Fonte:Secretaria Municipal de Saúde

Sobre o Autor

Posts Relacionados

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio da Página