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Corrija sua postura com exercícios

Corrija sua postura com exercícios

Sua postura não é das melhores e as dores nas costas parecem não ter fim? Além de ajudar você a perder peso os exercícios físicos também fortalecem os músculos das costas e do abdômen, ajudando suas costas a entrarem na linha.

Acha estranho fortalecer o abdômen para ajeitar as costas? Com os músculos da barriga fortalecidos, há formação de uma espécie de muro de proteção para a coluna, que não se curva buscando compensar a falta de sustentação.

Sentar-se ou ficar de pé são movimentos que causam incômodos quando a coluna está prejudicada. A série certa de treino pode ajudar no combate deste mal. Só não se esqueça de consultar um ortopedista antes de praticar os movimentos, principalmente se você estiver sentindo dores. Caso haja alguma inflamação, primeiro é necessário tratá-la com remédios e repouso.

Após esta fase, é hora de agir. A série abaixo vem na medida para quem está em busca de uma postura impecável. As dores nas costas vão sumir, a barriga vai parecer menor e até a digestão sai ganhando.

1. Puxada na Frente: Este exercício ajuda na colocação da coluna vertebral na posição correta, mantendo o peitoral estufado. Ele também fortalece a musculatura para manter a postura natural, prevenindo dores na região torácica.

2. Puxada na Frente (com as mãos na pegada “supinada”): O exercício ajuda a aumentar a musculatura dorsal e mantém os músculos dorsais alongados devido aos movimentos.

3. Remada: A remada, além de manter a postura na posição ideal, fortalece a região posterior dos ombros para que fiquem sempre alinhados com a cervical. Ela também evita que os ombros se desloquem para frente ao se manter a postura normal.

4. Abdominal Supra (flexão de tronco com as pernas apoiadas no solo): O exercício fortalece o abdômen, prevenindo lesões na região da lombar e auxiliando suportar o peso do tórax.

5. Hiperextensão do Tronco (apoiado no banco): Este exercício fortalece a região lombar, normalmente uma das mais prejudicadas com as dores. Mas, é preciso cuidado na hora de executá-lo. O ideal é contar com a supervisão de um Personal Trainer, já que a execução errada pode causar sérios riscos de lesões.

6. Alongamento: Para garantir resultados, é preciso se preocupar com o alongamento. Ele também é responsável por garantir que a coluna vertebral fique alinhada, sem proporcionar dores e garantindo uma postura adequada. Para finalizar todos esses exercícios é ideal terminar a série com um bom alongamento. Comece deitando de barriga para cima sobre a bola de alongamento e estique o corpo, no seu limite. Depois, segurando em uma barra alta, pendure-se sem deixar que os pés toquem o chão. Esses alongamentos ajudam a melhorar a circulação e a mobilidade dos movimentos requeridos pela coluna vertebral.

 

Dúvidas sobre os exercícios?

Ficou confuso com os nomes dos exercícios? Não se preocupe, todos eles são bastante conhecidos do seu Personal Trainer. Leve a lista para ele e ofereça a série como sugestão na melhora da sua postura, pedindo indicações para as cargas. O ideal para treinos voltados à melhora de postura é contar com acompanhamento profissional, pois o risco de lesões é muito grande.

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